Reforço de paredes de alvenaria com rede de malha polimérica.
Vantagens:
Reforço de paredes de alvenaria com rede de malha polimérica.
Vantagens:
Em construções antigas, constituídas por paredes resistentes de alvenaria e pavimentos de madeira (elementos estruturais e não estruturais), as intervenções mais promissoras são as que permitem o reforço das características dos elementos construtivos originais ou da totalidade da construção, para além de corrigirem as anomalias detectadas. Em particular, salientam-se as intervenções de melhoria da estabilidade global e da dissipação de energia resultante da acção dos sismos. Por outro lado, as tecnologias de reabilitação devem possibilitar a preservação das características básicas das construções, ao mesmo tempo que asseguram a melhoria do seu comportamento face às acções verticais e horizontais (em especial, os sismos). Deste modo, as soluções de reabilitação têm de ser obtidas a partir de um conjunto de produtos (materiais, dispositivos e/ou sistemas) reduzidamente intrusivos, duráveis e, sempre que possível, compatíveis com a construção e materiais originais.
Uma das soluções avançadas de consolidação e reforço de paredes resistentes de alvenaria consiste na aplicação do sistema Richtergard, ou seja, de uma rede polimérica especial e de uma argamassa de reboco à base de cal. O desempenho do sistema resulta da interacção entre a rede polimérica, com propriedades relevantes de dissipação de forças dinâmicas, e a alvenaria existente, através da argamassa. A instalação do sistema envolve ainda a utilização de peças auxiliares de montagem, para uma fixação adequada da rede na alvenaria, de forma a permitir a aplicação do reboco final.
Uma das anomalias mais frequentes em construções antigas consiste na redução substancial das características mecânicas resistentes da alvenaria, em relação às forças verticais e horizontais. Os benefícios chave que o sistema Richtergard oferece são os seguintes: elevado nível de protecção anti-sísmica; versatilidade, sendo o sistema adaptável a qualquer configuração do edifício ou construção, sem alterar a geometria e o peso original custo baixo, quando comparado com as alternativas existentes; rapidez de instalação e reduzida perturbação local durante a realização das intervenções. A utilização generalizada de materiais poliméricos em diversas aplicações industriais (no domínio das engenharias aeroespacial, aeronáutica, de defesa, etc.), despertou o interesse para a sua introdução na indústria da construção civil, devido às vantagens que apresentam relativamente aos materiais correntes.
Os materiais de matriz polimérica parecem corresponder à constante procura de produtos de elevada resistência e durabilidade, mais leves, fáceis de manusear e de aplicar.
A rede polimérica rígida, essencialmente constituída por polipropileno, é formada por malhas orientadas segundo três direcções perpendiculares; das intersecções resultam nós rígidos. A rede polimérica é firmemente fixada na argamassa através dos seus nós rígidos. Trata-se de um reforço passivo, dado que a resistência é mobilizada conforme as forças permanentes, temporárias ou acidentais solicitantes. O funcionamento do sistema está directamente relacionado com as propriedades intrínsecas aos próprios materiais que constituem as malhas, bem como a dimensão e a forma. Saliente-se, também, a elevada durabilidade da rede polimérica, inerente à própria composição química dos seus elementos constituintes.
O processo de validação do sistema tem sido conduzido pelo Professor Doutor Ramiro Sofronie (UNESCO Chair Ecoland, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Bucareste, Roménia). Do programa experimental, destacam-se os ensaios realizados em grandes panos de alvenaria, sujeitos a deslocamentos sísmicos laterais simulados de amplitude crescente (EL SA-JRC, Ispra e LNEC), dos quais resultou uma diferença clara de comportamento: os modelos de alvenaria tradicional simples ruíram, enquanto que nos modelos aos quais foi aplicado o sistema Richtergard, apenas foram observadas fissuras mínimas. A mesma diferença de comportamento, face aos deslocamentos sísmicos impostos, foi obtida nos ensaios realizados em modelos tridimensionais, em tamanho real (ENEL -Hydro, Seriate, Itália). O sistema Richtergard pode ser aplicado para estabilização de planos de alvenaria no interior de estruturas reticuladas de betão armado, em alvenarias novas ou existentes. Por si só, o sistema pode fornecer a resistência necessária para um projecto anti-sísmico eficaz, mas a sua aplicação não exclui a colaboração com outros sistemas estruturais.
O processo de instalação não exige ferramentas e equipamentos especiais, mas as operações relevantes devem ser efectuadas por operadores qualificados. A aplicação do sistema Richtergard em diferentes edifícios na Roménia e em Portugal permitiu confirmar que a sequência de procedimentos necessários para a sua instalação constitui um conjunto de trabalhos expeditos.
Referências:
Sofronie, R., Application of Reinforcing Techniques with Polymer Grids for Masonry Buildings, Report nº5 of the RTN CASCADE, edição LNEC, 2005